Logo.jpg
GADO

Epagri realiza palestra sobre bovinos de corte em Piratuba

Feferson Schreiner

A Epagri de Piratuba realizou, na sexta-feira, dia 12, no Centro de Convivência de Idosos, uma palestra sobre a eficiência na produção de bezerros e a genética para cruzamentos para qualidade na carne. O palestrante, Maicon Gaissler Lorena Pinto, doutor em medicina veterinária, membro da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões e pesquisador da EPAGRI é que conduziu o trabalho. Produtores e técnicos participaram.

De acordo com Gaissler, o manejo da produção é fundamental para produzir carne de qualidade. "O ideal é que a vaca tenha um bezerro e seja bem nutrida. Em 24 meses uma boa novilha já deve estar dando a primeira cria. O exame andrológico dos touros, para saber sobre sua fertilidade, é outro fator importante, mas que quase ninguém faz. A alimentação é outro fator determinante", disse. 

Ele ainda apontou outros fatores importantes que o produtor precisa ter na produção do gado de corte. "Cruzamentos determinam a qualidade da carne. O produtor precisa estar atento para as diversas raças bovinas e as mais adequadas para cada situação, considerando espaço, relevo e pastagem. E ainda, não podemos esquecer o que o mercado exige na produção da carne", finalizou.

De acordo com o técnico da Epagri, José Luiz Fontanela, o assunto tinha sido solicitado pelos produtores do município. "Geralmente trazemos alguém para falar de gado de leite e os produtores nos solicitaram mais informações para essa área, que está crescendo no município. Mais de 100 pequenos produtores já trabalham com o gado de corte, nem sempre como atividade principal, mas que colabora na renda da propriedade", destacou.




Rua Paraná, 16 - Balneário - Piratuba - Santa Catarina

Copyright © 2016. Todos os direitos reservados | Empresa Jornal Comunidade Ltda ME