Logo.jpg
AGRICULTURA

Investimentos do setor agropecuário movimentam economia de Peritiba

Franciéli Schoenell

O setor agropecuário é destaque em Peritiba e a cada ano há propriedades com novos investimentos e inovações. Neste ano já foram realizadas diversas terraplenagens com maquinário do Município, visando construções novas e ampliações na área rural.  

Na última sexta-feira, 14, uma destas construções foi inaugurada. O empreendimento fica na linha Formiga e é de propriedade da família de Nestor Boll. O projeto segue um padrão pré-estabelecido pela empresa Copérdia, tem capacidade para 60 vacas em lactação e está em sua lotação máxima. 

O sistema consiste em cama sobreposta de maravalha ou serragem de madeira, sendo que proporciona mais bem-estar aos animais, que, consequentemente e juntamente com a dieta balanceada e corretos manejos, repercutirá em índices mais elevados de produtividade por animal alojado. 

Por ser de cama sobreposta, os dejetos são incorporados na cama e passam por processo de fermentação, elevando a temperatura do composto a níveis que inativam a multiplicação de bactérias maléficas à produção de leite, como por exemplo bactérias que causa as conhecidas mastites.Além disso, os dejetos incorporados na cama podem fornecer, futuramente, adubo orgânico seco, facilitando o trabalho do produtor, sendo desnecessária a limpeza diária do estábulo. 

Ventiladores de teto de grande porte também foram instalados para auxiliar na secagem da cama e para diminuir o estresse e calor dos animais. "O sistema proporciona mais bem-estar aos animais, facilidade de manejo, menor uso de mão de obra, e com isso esperamos melhorar ainda mais a produção", relata Boll. 

O galpão construído é de 75m x 28m e o investimento do proprietário é em torno de R$ 10.000,00 por animal. Apesar do alto valor investido para aumentar a capacidade de abrigar o gado leiteiro, o proprietário tem grande expectativa do retorno. "Hoje produzimos 1.500 litros de leite por dia. Como há um período de adaptação dos animais, agora ainda não temos o que calcular, mas todos os dados apontam para um bom aumento na produção", relata o produtor. 

O Município também teve participação neste empreendimento, com o carregamento e distribuição de várias cargas de cascalho nos acessos e em toda área em torno do estabelecimento, o que facilita os trabalhos de manejo dos animais no dia a dia do produtor. 

Ainda para este ano, estão previstas mais duas grandes obras no Município. Os projetos estão na fase de final aprovação e são de empreendimentos na suinocultura. As instalações serão nas comunidades de Lageado Mirim e de Caravágio.



Rua Paraná, 16 - Balneário - Piratuba - Santa Catarina

Copyright © 2016. Todos os direitos reservados | Empresa Jornal Comunidade Ltda ME