Logo.jpg
BOVINOCULTURA

Programa de melhoramento genético de bovinos segue em Peritiba

17 Abril 2019 19:20:00

Franciéli Schoenell

O programa de inseminação artificial em gado leiteiro é gratuito, assim como também é gratuita a entrega de nitrogênio, que iniciou em 2018. São atendidos produtores que possuem botijões de armazenamento de sêmen, totalizando atualmente, 28 que recebem nitrogênio.

A Prefeitura fornece sêmen para bovinos leiteiros das raças; Holandesa, Jersey, Red Angus, Aberdeem Angus, Brahmann, Braford e Hereford. Também há um técnico responsável pela inseminação e acompanhamento da equipe da Secretaria de Agricultura.

Em 2018, a Secretaria Municipal de Agricultura atendeu 215 produtores de leite com a realização de 2.271 inseminações em seus animais. O intuito do município em manter o programa de melhoramento genético se dá pela base da economia municipal ser advinda da produção leiteira bovina. "Esta atividade se apresenta como principal meio econômico de grande parte dos produtores rurais de Peritiba, portanto possuindo grande importância econômica e social no meio rural peritibense", destaca o secretário de Agricultura Vanderlei Carlos Bourckhardt.

Os valores investidos pelo município ultrapassam o montante de R$ 80 mil por ano, somando as doses de sêmen, a entrega de nitrogênio e a remuneração do responsável pelas inseminações.





Rua Paraná, 16 - Balneário - Piratuba - Santa Catarina

Copyright © 2016. Todos os direitos reservados | Empresa Jornal Comunidade Ltda ME