Logo.jpg
PIRATUBA - IDEB 2015

IDEB 2015 de Piratuba é exemplo para o Brasil segundo o Jornal Nacional

10 Novembro 2017 09:50:29

Redação
JN 1 (Copy).jpg

Na noite de quinta-feira, a Rede Globo começou a exibir uma série de reportagens sobre a educação brasileira, tendo por base, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB. O Jornal Nacional destacou problemas e soluções na educação básica, do 1º ao 5º ano. Dois municípios foram pauta da reportagem que mostrou bons exemplos para o país, Itanhaém, em SP e Piratuba, em SC.

Segundo a reportagem, os bons resultados são atribuídos a “municipalização da educação”. Em Piratuba, ela começou ainda em 1992, quando o prefeito Eduardo Leopoldo Muller criou a primeira escola municipal do perímetro urbano, e foi concluída totalmente em 2010, com os anos finais do ensino fundamental e também, o ano em que foi inaugurada a estrutura moderna da escola, incluindo laboratórios, lousas digitais e uma filosofia educacional focada na aprendizagem dos alunos. “Diretores, professores e alunos é que fazem a grande diferença, sem eles os índices não seriam possíveis”, destacou a reportagem. Apesar de não citadas, as três escolas do interior do município, que atendem o ensino fundamental, mantêm o mesmo padrão de qualidade que a escola do perímetro urbano.

O município de Piratuba foi mostrado como um bom exemplo para o país. O IDEB dos anos iniciais, que em 2005 era de 4,1, saltou para 7,3 em 2015, desempenho melhor que o do Estado de Santa Catarina e do Brasil, que é de 3,9. Segundo o site “Todos pela Educação”, 82% dos alunos tiveram um bom desempenho em matemática e português, enquanto que a média nacional é abaixo de 50%.

A biblioteca, os laboratórios de ciências e matemática, modernizados e equipados em 2010, foram destacados pela reportagem. O crédito para a competência dos professores do município também ficou evidente. A grande maioria possui curso superior completo e busca aperfeiçoamento constantemente através de pós-graduações e cursos. A professora Rosabel destacou em sua fala, “amamos as crianças, a gente acolhe elas com carinho como se fossem nossos filhos”, disse.

Há poucos dias, os alunos da Escola Amélia realizaram as provas do IDEB 2017. Os resultados sempre são divulgados cerca de um ano depois. A expectativa é de que Piratuba aumente ainda mais os índices.

Link para o vídeo: https://globoplay.globo.com/v/6278519/programa/

Imagens


Rua Paraná, 16 - Balneário - Piratuba - Santa Catarina

Copyright © 2016. Todos os direitos reservados | Empresa Jornal Comunidade Ltda ME