Logo.jpg
CICLOTURISMO

Mais de 300 ciclistas participam de circuito entre Piratuba e Ipira

O evento contou com pessoas de 35 cidades, para um passeio que reuniu desafios e belas paisagens

Geferson Schreiner
Foto: Saur Fotografia

Adrenalina, belas paisagens e muito conversa sobre bikes fizeram parte do 4º Desafio de Cicloturismo Termas de Piratuba, realizado no domingo, dia 29, entre Piratuba e Ipira. Pessoas de 35 municípios participaram do evento, que reuniu 300 ciclistas.

A Associação dos Ciclistas Ipiratuba Bike Club foi responsável pela organização. Todos os praticantes receberam medalhas e troféus. "Essa edição já deveria ter acontecido ano passado, mas a pandemia nos impediu de fazer", conta o presidente do Bike Club, Gederson Longo.

Ele destaca que havia dúvidas sobre a realização do evento e só depois de conversas com a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária local, é que a turma resolveu que o desafio seria feito. "Foram apenas 45 dias para planejamento. Tivemos que fazer algumas a adequações, como, por exemplo, não realizar o almoço de confraternização, que, de certa forma, poderia aglomerar as pessoas sem distanciamento exigido para esse momento", detalha.

O desafio era de 40 quilômetros de percurso com a saída no Parque Termal e chegada no Centro de Eventos de Piratuba. "Às 8h os ciclistas deram uma volta na cidade e em seguida partiram, costeando a Linha Missoneiro, passando a ponte de Uruguai e retornando por Ipira, na linha Oliveira e São Luiz, até a cidade, sempre tendo o Rio do Peixe como referência", relata Longo.

De acordo com a organização, as belas paisagens às margens do Rio do Peixe e a Maria Fumaça, motivaram a participação de muitos ciclistas. "Foram feitos registros fotográficos fantásticos. Muitas pessoas pedalaram ao lado da Maria Fumaça. Em Uruguai, muitos pararam para olhar a locomotiva passar. A mesma coisa aconteceu no Morro das Antenas, em São Luiz, em que muito pararam para admirar o nosso Balneário", conta Longo.

Diversos depoimentos de participantes nas redes sociais exaltaram a beleza da região. Henrique Holmos, de Erechim, que participou com a esposa, disse que não conseguiria dormir sem registrar a avaliação. "Esse passeio foi impecável. Precisamos disso, apreciar a natureza, as belas paisagens, e isso se tornou realidade pra nós", escreveu.

Outro participante, Edson Pirovano, de Erval Velho, também aprovou o desafio. "Foi assustador o evento, que saudades de ver tanta gente igual com o mesmo espírito. A bike é coisa incrível e o pessoal de Piratuba está de parabéns", elogiou. Outras considerações positivas ainda faziam menção ao trajeto bem sinalizado, o percurso bem escolhido, entre outros.

Gederson conta que a equipe também queria proporcionar aos participantes um pouco de cultura, especialmente do Kerb de Ipira. "Em uma das paradas, na Sociedade Aliança, os participantes podiam degustar cuca e linguiça e depois, na sede da Berg Bier, o chope".

Ainda em Ipira, houve o "Desafio Strava", uma competição de 18 quilômetros para quem queria participar, com pontuação e premiação para os primeiros lugares.


Em 2022 tem mais

Para o próximo ano o evento está garantido. "Nossa ideia é realizar o evento no dia 14 de agosto, junto as festividades de aniversário do município de Ipira". Ele lembra que a associação enfrentou vários desafios para que o evento ocorresse. "Pelo curto prazo que tivemos para nos organizar, depois da certeza da realização do desafio, fizemos um baita trabalho". O projeto inicial previa a participação de no máximo 150 ciclistas. "Quando abrimos as inscrições, foi uma avalanche. Conversamos com as autoridades e nossa equipe e decidimos liberar mais 50 vagas. Por fim, dobrou nossa meta e não tivemos como negar aos outros ciclistas. Preciso registrar esse agradecimento aos nossos associados, colaboradores e apoiadores, como as prefeituras de Ipira e Piratuba e a Companhia Hidromineral", finalizou.


Imagens


Rua Paraná, 16 - Balneário - Piratuba - Santa Catarina

Copyright © 2016. Todos os direitos reservados | Empresa Jornal Comunidade Ltda ME