Logo.jpg
ANIVERSÁRIO

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana (IECLB) completa 100 anos

A data que marca o centenário é o dia 18 de setembro. Um culto comemorativo foi realizado

Redação
Foto: IECLB Alto Bela Vista

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) de Alto Bela Vista comemorou 100 anos de fundação no último sábado, dia 18. Para comemorar a data, houve um "Culto de Gratidão". A Celebração contou com o descerramento de uma placa comemorativa em alusão ao centenário, que resgata e registra o nome das famílias fundadoras da Comunidade.

A história iniciou a partir de 1910, com a chegada dos primeiros moradores do Rio Grande do Sul, das chamadas "colônias velhas" de Taquara, Taquari, Montenegro, Estrela e Lajeado. O primeiro culto celebrado em uma Igreja foi no ano de 1919, sendo que os membros eram atendidos até o ano de 1932 pela Paróquia de Marcelino Ramos, no início pelo pastor Reinhold Ziech e depois pelo pastor Richard Hanemann.

A fundação da Comunidade ocorreu no dia 18 de setembro de 1921, conforme consta no primeiro livro ata da Comunidade, e descrito na primeira ata feita pelo pastor Ziech, assinada por ele e mais 18 pessoas. O primeiro presbitério da Comunidade foi formado pelo presidente Friedrich Schwingel, secretário Friedrich Willrich, vice-secretário Heinrich Beilke e tesoureiro João Alfons Auler.

Desde o início, havia uma grande preocupação com a educação dos filhos, por isso, a Igreja também servia como escola durante a semana. Da mesma forma sempre se enfatizou o trabalho com crianças, OASE, juventude, música. "Hoje temos esses grupos e ainda contamos com o Grupo de Homens, Missão Criança, Ensino Confirmatório, Grupo de Canto, Grupo de Casais, Grupo de Famílias. Infelizmente a pandemia do Covid-19 não possibilitou que nesses últimos meses houvessem encontros, mas aos poucos as atividades dos grupos estão retornando", conta o pastor Rubeval Küster.

Em virtude do crescente número de membros da comunidade foi necessária a construção de um novo Templo. No dia 19 de novembro de 2016, a Comunidade realizou o culto de despedida do Templo anterior e em janeiro de 2017, as obras foram iniciadas. Durante os dois anos e nove meses de construção, o Centro Evangélico serviu de espaço para o Culto Comunitário. A nova Igreja foi inaugurada no dia 29 setembro de 2019. "Foi um dia especial e também de muita alegria, emoção e Gratidão a DEUS e a todas as pessoas que de forma direta ou indireta contribuíram e ajudaram na realização do sonho de ter a nova Igreja concluída", destaca Küster. "Agradecemos a Deus pela história de fé e vida dessa Comunidade. Ressaltamos o empenho de muitos homens e mulheres que durante todo esse tempo ergueram as estruturas da Comunidade e mantiveram viva a Pregação do Evangelho, sempre contando com a proteção e bênção de Deus. Por isso, afirmamos como Samuel em 1 Samuel 7.12: "Até aqui nos ajudou o Senhor Deus!" E Ele continuará nos ajudando e ajudando a geração futura que confessar também em Deus a sua fé", ressalta o pastor.




Rua Paraná, 16 - Balneário - Piratuba - Santa Catarina

Copyright © 2016. Todos os direitos reservados | Empresa Jornal Comunidade Ltda ME