Logo.jpg
INTEGRAR

Tribunal de Contas divulga relatório que mostra a eficiência da gestão nos municípios

Redação

Na quarta-feira, dia 27, o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) divulgou um relatório que mede a eficiência das administrações municipais no ano de 2018. Os dados apontam que no ano passado, 219 dos 295 (74,2%) municípios catarinenses atingiram a qualificação efetiva, oito foram considerados muito efetivos, 66 estão em fase de adequação e dois obtiveram qualificação mínima.

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) é elaborado pela Corte de Contas e mede o grau de aderência das gestões municipais a práticas de controle nas áreas de educação, saúde, gestão fiscal, planejamento, meio ambiente, defesa civil (cidades protegidas) e governança em TI. Em 2015, apenas 49,8% dos municípios havia atingido o grau de efetividade. O percentual subiu para 53,2% em 2016, 67,8% em 2017 e alcançou 74,2% na avaliação deste ano. "É importante salientar que há uma evolução em relação ao primeiro levantamento, com mais municípios saindo de índice considerados baixos para o médio", explica o coordenador do projeto no TCE/SC, Celso Guerini.

Em termos estaduais, a saúde obteve destaque, com nota de 0,85. Já a área de planejamento obteve o pior resultado, média de 0,32 no quesito. As notas variam de 0 a 1.

Dos municípios com o IEGM mais alto em 2018, Luzerna é o mais bem colocado. Na região ainda estão bem classificados Xanxerê, Arvoredo e Ibicaré.

Nos quatro municípios de cobertura do Jornal Comunidade, Piratuba, Ipira, Alto Bela Vista e Peritiba, a média geral é "B". Porém, no item planejamento, os quatro municípios têm classificação "C", ou seja, baixo nível de adequação.

As duas únicas classificações com nota "A" são na saúde de Piratuba e Ipira. Peritiba mantém as classificações gerais mais altas.

Piratuba lidera índices ruins com a classificações de nível "C" (baixo nível de adequação) nos itens planejamento, meio ambiente, cidade e governança.


Na classificação geral do Estado:

Peritiba - 37º - 0,71

Alto Bela Vista - 116º - 0,66

Piratuba - 137º - 0,65

Ipira - 166º - 0,64















Rua Paraná, 16 - Balneário - Piratuba - Santa Catarina

Copyright © 2016. Todos os direitos reservados | Empresa Jornal Comunidade Ltda ME