Logo.jpg
ÁGUA

Ipira apresenta resultados positivos do 'Projeto IpiraguaBoa'

08 Janeiro 2019 08:54:55

Cidiane Pedrussi

O Projeto "Proteção das nascentes e recuperação de áreas de preservação permanentes das áreas de nascentes" foi lançado em março de 2017, pois o município estava passando por consequências do desmatamento. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente firmou parcerias com proprietários rurais, com o objetivo de reestabelecer a mata ciliar, recuperando as áreas de preservação permanente e nascentes. O projeto faz parte do IpiraguaBoa.

No decorrer dos anos, os agricultores passaram por escassez de água e, hoje, a grande maioria das propriedades é atendida por redes comunitárias de água captadas de poços profundos. Até o momento, foram cadastradas 63 e trabalhadas 55 nascentes, de acordo com Fabio da Costa Silva, engenheiro agrônomo que acompanha a execução do projeto.

O engenheiro explicou que, na proposta de recuperação das APP's, foram recuperadas 23 nascentes, três a mais que o proposto pelo projeto. "Ao todo foram recuperadas 55 nascentes, 5 a mais do que era proposto no projeto inicialmente, superando os 10%. Com relação a realização de 47 Análises de Água, os resultados indicam que ainda não estão estabilizadas, necessitando um período maior de recuperação da APP'S", disse. Com uma área plantada de 3,96 há, ou seja, 0,46 há a mais do proposto no projeto (13% superior), foram plantadas 12.000 mudas de árvores de espécies nativas e erva-mate, 2.000 mudas a mais do proposto no projeto (20% superior). A preservação do entorno das nascentes contribui para um aumento da fauna e flora.

O projeto conta com a parceria do Consórcio Machadinho e Instituto Alcoa, apoio Técnico do Consórcio Lambari, Comitê do Rio Jacutinga e Epagri e execução da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ipira.




Rua Paraná, 16 - Balneário - Piratuba - Santa Catarina

Copyright © 2016. Todos os direitos reservados | Empresa Jornal Comunidade Ltda ME