Logo.jpg
AQUARELA

Projeto Aquarela de Peritiba realiza atividades no Dia do Meio Ambiente

Franciéli Schoenell

O Dia Mundial do meio ambiente, dia 5 de junho, foi lembrado pelas crianças do Serviço Social Aquarela. Diversas atividades sobre o tema foram desenvolvidas.

Nos dois períodos do dia, as crianças participaram de oficinas de recomposição de faixa ciliar, na propriedade de Altanir Reichert. A oficina foi realizada pelos extensionistas da Epagri Vania Franciele Sander e Carlos Horn, em parceria com o CDA-Centro de Divulgação Ambiental.

As atividades foram de orientação. "Trabalhamos diversos temas ambientais e neste dia o principal foi a recuperação de recursos naturais, através da recomposição da faixa ciliar", destaca a extensionista Vania. "O aprendizado da educação ambiental pelas crianças é fator determinante para a preservação do meio ambiente", concluiu.

Após o plantio de árvores, foi realizado um resgate da tradição com a sapecada de pinhão, ao modo campeiro. "Na época de colheita do pinhão, os avós e tataravós destas crianças consumiam o pinhão sapecado em meio a grimpas, numa pequena fogueira. Isso queríamos mostrar às crianças para que tenham a percepção de quantas mudanças aconteceram ao longo dos anos e de como hoje este alimento é adquirido sem tanto esforço e consumido de outra forma, mais fácil", contou a educadora social do Aquarela, Rosana Valcarenghi.



Rua Paraná, 16 - Balneário - Piratuba - Santa Catarina

Copyright © 2016. Todos os direitos reservados | Empresa Jornal Comunidade Ltda ME