Logo.jpg
REGIÃO

Prefeitos da Amauc manifestaram preocupação em relação à ocupação de leitos UTI

AsCom Amauc

Prefeitos da Amauc estiveram reunidos em assembléia extraordiária virtual no final da tarde de ontem terça-feira, 28 de julho, para tratar sobre a alta ocupação dos leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes supeitos ou confirmados COVID-19 no Estado de Santa Catarina, o que por consequência compromete a ocupação dos leitos SUS disponíveis no Hospital São Francisco de Concórdia, que é referência para a macrorregião Meio Oeste e Serra Catarinense.

Os gestores manifestaram a preocupação com a atual situação, ao mesmo tempo que se solidarizam com a população catarinense pelo agravamento no registro de casos da COVID-19, necessitando de tranferência de pacientes ao Hospital São Francisco, pelo esgotamento da capacidade instalada de leitos UTI COVID-19 em outras regiões.

Como encaminhamento a região emitiu ofício ao Governo do Estado solicitando que analise com cautela a classificação de risco da região, mesmo a região estando classificada com Risco Potencial Gravíssimo, evitando que medidas mais restritivas sejam impostas para a região, desconsiderando todo o trabalho realizado pelas administrações municipais e cuidados efetivados pela população até o momento. Destacam que a situação dos casos COVID-19 em nossa região está sob controle, bastando analisar os números e informações disponíveis, resultado das ações tidas como exemplar e de sucesso.

Também solicitam ao Governo do Estado que envide todos os esforços e recursos possíveis para buscar a solução adequada e urgente para este momento, como a ampliação de leitos UTI COVID- 19, tanto por meio de habilitação de novos leitos SUS ou pela aquisição de leitos da rede hospitalar privada. Além disso, com prioridade e urgência, promova aquisição de medicamentos e insumos indispensáveis para o adequado tratamento dos pacientes.

Reiterando a disposição de continuar trabalhando na busca de soluções para que a Pandemia seja controlada no Estado e que tudo possa retornar à normalidade o mais breve possível. Se comprometem, ainda, em revisar as medidas restritivas impostas até momento para os municípios da região da AMAUC e, caso necessário, ampliá-las, aprimorando a fiscalização e controle, mas com o cuidado de não penalizar aqueles que estão cumprindo com suas obrigações, especialmente os setores de produção, comércio, transporte e prestação de serviços.

Os Prefeitos já têm agendado para amanhã quinta-feira, 30 de julho, reunião virtual para revisar as medidas restritivas em vigor.


Rua Paraná, 16 - Balneário - Piratuba - Santa Catarina

Copyright © 2016. Todos os direitos reservados | Empresa Jornal Comunidade Ltda ME