Logo.jpg
SAÚDE

Saúde de Piratuba deve voltar a realizar exames de ultrassom

Ernoy Mattiello

Um encontro entre o Conselho Municipal de Saúde de Piratuba - (CMS) e a Secretaria de Saúde, realizada nesta segunda-feira, dia 05, marcou o anúncio de um novo serviço que deve entrar em funcionamento na Unidade Básica de Saúde neste segundo semestre.

São os exames de ultrassom, que atualmente são realizados fora de domicílio. Segundo o secretário de Saúde, Vanderlei Webber, há alguns anos a Secretaria de Saúde de Piratuba, adquiriu o equipamento, que mesmo sem um médico habilitado para a emissão de laudo, chegou a operar, mas depois de certo tempo apresentou problemas técnicos e parou de funcionar. 

O presidente do CMS, Eduardo Henrique Lemertz, deve acompanhar todo o trâmite que envolve a instalação do equipamento, que depende ainda da aquisição de um componente que o equipamento não oferece para algumas modalidades de exames.

Conhecido como exames de ultrassonografia e ecografia, o ultrassom é uma avaliação por imagem, realizado por um aparelho que em contato com a pele, emite e capta ondas sonoras.

O procedimento é utilizado no diagnóstico e acompanhamento de uma série de condições. O exame é usado principalmente em crianças e gestantes, seja como parte do pré-natal ou no rastreamento de males em recém-nascidos, entre outras indicações.

A Secretaria de Saúde de Piratuba, não estabeleceu data para o início das operações locais do equipamento de ultrassonografia, mas segundo o secretário Vanderlei Weber, a previsão é que o serviço esteja disponível nos próximos meses.


Rua Paraná, 16 - Balneário - Piratuba - Santa Catarina

Copyright © 2016. Todos os direitos reservados | Empresa Jornal Comunidade Ltda ME