Logo.jpg
AGRICULTURA

Secretaria de Agricultura de Piratuba orienta proprietários de áreas rurais deixar em dia as taxas do INCRA

AsCom Piratuba/ Redação
Foto: AsCom Piratuba

A secretaria de Agricultura de Piratuba continua atendendo os proprietários de imóveis rurais na emissão da taxa de serviço do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural - CCIR, para o exercício 2021. O contribuinte precisa apresentar CPF e RG, além de Certidão de Casamento, se estiver casado. A taxa passou a ser liberada no sistema dia 17 de julho e é paga exclusivamente no Banco do Brasil.

Segundo a servidora Márcia Dupont, técnica agropecuária responsável pelo setor de atendimento aos contribuintes rurais de Piratuba, a taxa, que até o dia 17 de agosto era de R$ 4,40, passa a ser acrescida de juros e correções.

Segundo a Secretaria da Agricultura, o que mudou para este ano, em relação há anos anteriores, é a vinculação do CCIR ao Nirf, que é o número que a Receita Federal atribui para a identificação de um imóvel rural (Número do Imóvel na Receita Federal).

O proprietário de imóvel em situação cadastral regular também pode proceder a emissão da Guia de Recolhimento da União Simples (GRU-Simples) de qualquer plataforma de acesso à internet. Basta digitar o endereço: sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao e informar o CPF do contribuinte.

De acordo com o setor, o CCIR é o comprovante de cadastro do imóvel rural indispensável para alterações no registro imobiliário, como compra e venda, desmembramento e sucessão. O CCIR é essencial também para a concessão de crédito agrícola, exigido por bancos e agentes financeiros.




Rua Paraná, 16 - Balneário - Piratuba - Santa Catarina

Copyright © 2016. Todos os direitos reservados | Empresa Jornal Comunidade Ltda ME