Logo.jpg
EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Escolas de Piratuba e Ipira participam de programa do Sicoob

AsCom Sicoob Crediauc

Um projeto do Sicoob Crediauc está promovendo aulas sobre educação financeira em escolas públicas da região do Alto Uruguai Catarinense. O projeto ocorre na Escola Básica Municipal Hedi Klein Matzenbacher de Ipira e na Escola Reunidas Zonalta de Piratuba. Na última segunda-feira, dia 06, o vice-presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Neudi Miranda, visitou as duas instituições. Em maio, o mesmo trabalho foi feito em escolas de Peritiba e Alto Bela Vista.

A iniciativa do Sicoob busca contribuir para o despertar da importância da inclusão financeira dos cidadãos e ensina aos estudantes como equilibrar gastos entre as necessidades básicas, os objetivos e os sonhos.

Para Miranda, as dicas repassadas as crianças são fundamentais para fortalecer ações de autodisciplina e controle do orçamento. "Estamos atingindo alunos na faixa-etária de oito a 11 anos que possuem praticamente a sua personalidade formada e já sabem mensurar o poder que o dinheiro exerce nas relações em sociedade. Ainda assim, procuramos reforçar e incentivar os alunos sobre a necessidade de atentar para questões essenciais e que estão intimamente relacionadas no trato com o dinheiro, como por exemplo, o querer, o poder e o precisar - Por consequência, notamos que pais e professores também estão sendo impactados indiretamente com as informações, o que torna o nosso envolvimento ainda mais prazeroso", argumentou.

O gestor ressaltou que o momento também é muito propício no sentido de falar as crianças sobre o cooperativismo de crédito, um conceito que, segundo ele, ainda confunde e suscita muitas dúvidas. "Estamos tendo uma excelente oportunidade de ensinar os alunos a diferenciar uma cooperativa de crédito de um banco convencional e assim, levar discernimento e, ao mesmo tempo, divulgar as vantagens e benefícios do cooperativismo em detrimento as demais instituições financeiras", concluiu o gestor. Além das palestras educativas, as escolas recebem livros didáticos voltados a Educação Financeira e cada aluno ganha um cofrinho personalizado, simbolizando a importância do ato de poupar. 


Imagens

Rua Paraná, 16 - Balneário - Piratuba - Santa Catarina

Copyright © 2016. Todos os direitos reservados | Empresa Jornal Comunidade Ltda ME