Logo.jpg
CORAL

Morre o maestro ipirense Alípio Land

Claudio Rogge
Foto: Geferson Schreiner

Alípio Land é natural de Filadélfia, interior do município de Ipira. Filho de Frederico Land Filho e Martha Michel Land. É nascido em 26 de agosto de 1938, quando a localidade pertencia ao município de Concórdia, onde foi batizado, fez sua confirmação e também ocorreu seu casamento com Sélia Gauer, com quem tem os seguintes filhos: Rudimar Leonel, Marco Antonio e Carmem Terezinha, todos casados. De sua família fazem parte ainda seis netos e quatro bisnetos. Sempre se dedicou à agricultura, mas desenvolveu suas aptidões artísticas a partir das aulas de violino que teve com o então professor Carlos Fries.

Morador em Ipira, com residência localizada nas proximidades do campo da Associação Atlética Riopeixense/AARP, a partir de 1969, aceitou o desafio de reger o Coral Harmonia, cujas atividades estavam paralisadas desde 1952. Com a esposa Sélia, Alípio desde então, sempre participou do Coral Harmonia, e quase todo ele como regente. Foi um dos homenageados na comemoração dos 50 anos da entidade em 2019.

Além do Coral Harmonia, Alípio foi regente também de outros corais em períodos alternados a exemplo do Coral Aliança/Ipira, Lyra/Capelinha, Esperança/Putinga - já extintos, Boa Vontade/Taquaral, 25 de Julho/Alto São Pedro, Sempre Alegre/Barra do Tigre, São Paulo Apóstolo/Capinzal, Sempre Verde/Filadélfia e o Coral Luterano da IELB/Empresa Velha.

O casal Sélia e Alípio comemorou em 26 de maio de 2009 suas Bodas de Ouro em evento realizado no Centro de Eventos de Piratuba, reunindo família, amigos e alguns dos corais dos quais foi regente.

Sélia já havia falecido em 2019 e Alípio veio a falecer dia 03 de abril, será sepultado no Cemitério Municipal de Ipira, com a cerimônia fúnebre conduzida pelo Pastor Rogério Richter.



Rua Paraná, 16 - Balneário - Piratuba - Santa Catarina

Copyright © 2016. Todos os direitos reservados | Empresa Jornal Comunidade Ltda ME