Logo.jpg
COOPERATIVISMO

Sicoob é a segunda maior rede de atendimento do Brasil, segundo BC

Murici Balbinot/ RCN
Foto: Divulgação

A cooperativa de crédito Sicoob conquistou o segundo lugar do país em pontos de atendimento físico no país, segundo o Banco Central. O Sicoob havia conquistado a terceira posição em dezembro de 2020 e agora ganhou a vice-liderança com o plano de expansão em curso. O primeiro lugar é do Banco do Brasil, com 4.380 agências; o Sicoob está em segundo, com 3.480.

De acordo com informações da instituição financeira cooperativa, foram inaugurados 197 pontos de atendimento em 2020 e, para 2021, há a expectativa de nova expansão. Em cinco anos, o Sicoob fez crescer o número de agências em mais de 40%, uma média de 8% ao ano, enquanto outros agentes reduziram em até 25% a atuação presencial.

O diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob, Ênio Meinen, explica que o redimensionamento da rede é natural, ainda mais em tempos de pandemia, por conta da evolução digital e oportunidade de racionalização no âmbito dos bancos, que atingiram a plenitude de sua rede há mais tempo.

"As cooperativas, que também têm dado forte ênfase ao atendimento remoto, contudo, ainda vislumbram oportunidades para novos pontos físicos, sobretudo em regiões metropolitanas, onde a sua rede encontra-se bem aquém da dos bancos", diz o executivo. Em centenas de municípios, no conceito de agência (atendimento amplo), o Sicoob é a única instituição presente fisicamente, promovendo a cidadania financeira e contribuindo para a dinâmica econômica.

Segundo ele, no Sicoob há a convicção de que "os atendimentos físico e digital devem caminhar lado a lado para que se cumpra efetivamente o propósito cooperativo de promover justiça financeira e prosperidade, com inclusão, respeito ao cooperado e sem o viés do lucro".



Rua Paraná, 16 - Balneário - Piratuba - Santa Catarina

Copyright © 2016. Todos os direitos reservados | Empresa Jornal Comunidade Ltda ME