Logo.jpg
EXECUTIVO

Administração de Peritiba avalia os 100 primeiros dias de governo

Paulo Deitos e Nestor Boll iniciaram a gestão em janeiro. Eles apresentam relatório de ações

AsCom Peritiba/ Redação

O dia 10 de abril marcou os primeiros 100 dias do mandato do atual prefeito, Paulo Deitos, e do vice-prefeito, Nestor Boll, gestores de Peritiba desde janeiro.

Deitos ressalta que no início do ano as coisas são um pouco mais complicadas, pois há a questão das licitações que precisam ser feitas, as contratações e adequações administrativas, mas acredita que já está tudo normalizado, dentro das condições. "Fizemos um bom início de mandato e a partir de agora a tendência é o trabalho ser mais tranquilo e a população ser ainda melhor atendida, nosso principal objetivo é trabalhar com transparência, levando para a população o conhecimento de todas ações que serão feitas", destaca o prefeito.

Paulo aponta alguns investimentos e obras em andamento e concluídas, além das principais ações de cada secretaria.


Investimentos

Entre as principais ações estão a conclusão das obras em andamento, tais como: a acessibilidade do CMEI Mateus Petter, a casa mortuária, a Rua Coberta, as obras nas praças e pavimentações asfálticas, adequações de projetos que estavam em desacordo com normas técnicas, parte de acessibilidade do novo posto de saúde que não estava prevista no projeto original, compra de tanque de distribuição de água e adubo para caminhão traçado, busca de recursos para pavimentação com R$ 400 mil já garantidos e busca de recursos para todos os outros setores do município.


Administração e finanças

Destacam-se as novas licitações para concessão de uso de barracões do município, visando a instalação de novas empresas e geração de emprego e renda. Atualização de legislação, reuniões com os conselhos municipais e manutenção de convênios com entidades. Realização de processos seletivos para contratação de servidores e estagiários. Encaminhamentos para a abertura do PROCON Municipal para que os munícipes não precisem ir até Concórdia. Outro ponto que merece destaque é o PREFIP (Programa de Recuperação Municipal de Peritiba), que possibilita aos contribuintes em dívida com o município regularizarem seus débitos, possibilitando a medida como política eventual e excepcional, arrecadação de montante significativo como receita própria aos cofres públicos, o que se reverte em serviços públicos municipais.


Saúde

A Secretaria de Saúde tem o foco no combate ao coronavírus. Realizando testes rápidos para diagnóstico em pacientes com sintomas, nos contatos domiciliares dos casos positivados, bem como, em demais grupos como professores e servidores que trabalham diretamente com atendimento ao público. Além dos testes rápidos que detectam os anticorpos, no mês de março o município adquiriu testes rápidos de antígeno para o diagnóstico rápido nos pacientes suspeitos e que fazem parte do grupo de risco e segue com as coletas dos exames de PCR que são encaminhados ao Lacen. A agilidade na aplicação das vacinas contra o coronavírus também vem sendo um dos principais objetivos, e até o dia 06/04, foram aplicadas 613 primeiras doses e 158 segundas doses, totalizando 771 doses de vacinas aplicadas, nos grupos preconizados e descritos no Plano Estadual e Nacional de Vacinação. Trabalhadores da saúde e idosos acima de 65 anos é que já receberam. Também seguem os atendimentos da Unidade, como administração de medicamentos, curativos, eletrocardiograma, exame preventivo, atendimentos odontológicos, de nutricionista e psicóloga, vacinas de rotina.


Assistência Social

O CRAS Recanto Familiar de Peritiba, respeitando as normas estabelecidas em decreto devido ao Covid-19, faz atendimentos de forma remota. Trabalho que vem dando certo, resultado disso, a construção coletiva da "austerbaum da vovó "que está embelezando o coreto da praça municipal. O SCFV das crianças também vem acontecendo de forma remota com retorno das atividades presenciais previsto para os próximos dias com atendimento as 96 crianças inscritas no SCFV "Projeto Aquarela". Durante estes períodos de atividades remotas espaço foi reformado pensando no bem estar das crianças. Destaque também a ação desenvolvida em comemoração aos 10 anos de CRAS com o varal solidário, foram realizadas doações de roupas, calçados e brinquedos a população.

Realização da campanha de mobilização referente a arrecadação do imposto de renda a ser revertido aos Conselhos Municipais da Criança e Adolescente e do Conselho Municipal do Idoso. Campanha Doando e Ajudando, que busca doações de equipamentos de informática que serão consertados e doados às crianças carentes. Também foram realizadas as ações de Páscoa desenvolvidas, com a entrega da lembrança e cesta básica aos grupos que formam os SCFV e também com o público beneficiário do programa de transferência de renda.


Educação

Em tempos de pandemia a Educação iniciou o ano letivo focada na formação dos profissionais para o retorno das atividades presenciais. Todos os alunos iniciaram o ano com material e uniforme escolar fornecido pelo município. Houve aquisição dos EPIs e EPCs para dar segurança a toda comunidade escolar. O retorno tão aguardado das crianças aconteceu de forma escalonada e foi muito tranquilo, as crianças estão respeitando o distanciamento e as normas de segurança, usando máscara, realizando com frequência a higiene das mãos. Alimentação foi adaptada ao momento vivido e há distanciamento no refeitório. A utilização do parque e demais espaços externos foi organizada para respeitar o distanciamento. No Centro Educacional Professor José Arlindo Winter a sala de informática foi reformada e já está recebendo os alunos. O transporte escolar é oferecido aos alunos da educação infantil e ensino fundamental, inclusive com o transporte urbano. O município está com frota renovada, com três ônibus novos que chegaram no início do ano letivo. No Centro de Educação Infantil Mateus Petter foi concluída mais uma sala de aula e as crianças estão frequentando todos os dias em meio período. Está sendo oferecida, mesmo com a pandemia, cinco horas diárias às crianças de zero a três anos. As Associações de Pais e Professores APPs das escolas municipais já realizaram, de forma online, suas assembleias e elegeram suas diretorias e conselho fiscal. O município investe recursos oferecendo o transporte aos alunos de cursos técnicos, profissionalizantes e universitários até o município de Concórdia no período noturno.


Esporte

Tem seu plano de retorno das escolinhas pronto, que foi estudado atentamente pela comissão esportiva. O retorno será gradual, respeitando os decretos vigentes, iniciando pelo sub 14.


Cultura

Acompanhando a evolução da pandemia da Covid-19 e, juntamente com os municípios da AMAUC, elaborou-se um Plano de Retomada das Atividades Culturais, sendo que cada município foi adaptando conforme sua realidade. A equipe está estudando e reavaliando o Plano Municipal de Cultura, elaborado em 2018. Também a Rua Coberta, foi concluída um espaço importante para os eventos e lazer a todos. Em parceria com CRAS, Clube das Vovós, primeira dama Paula Deitos e pessoas voluntárias, foi feita decoração de Páscoa na Praça José Hilário Simon e em torno da Prefeitura, com o objetivo de trazer um pouco mais de cor e alegria para as famílias e pessoas que por ali passam. A equipe também já está em planejamento as festividades alusivas ao Kerbfest 2021, de uma maneira bem diferente em função da pandemia, com programação de live com escolha das rainhas e princesas adultas e mirins, tudo seguindo as normas de segurança quanto ao covid-19, onde todos poderão assistir o evento no conforto de suas casas.


Turismo

Estão acontecendo ações em parceria com o SEBRAE com o objetivo construir o plano do turismo, fomentando o desenvolvimento econômico e o fortalecimento da indústria, do comércio, da agricultura e prestação de serviços, sendo iniciadas visitas, questionários, buscando conhecer as necessidades e identificar os pontos turísticos que fazem parte do Caminho das Palmeiras.


Agricultura

A Secretaria de Agricultura iniciou os trabalhos efetuando manutenção e conserto dos maquinários buscando atender os agricultores na época da silagem e melhorar as estradas do interior. O vice-prefeito está em tempo integral junto a Secretaria, visitando os agricultores, buscando entender as suas demandas e necessidades. Nestes 100 dias de governo a Secretaria de Agricultura realizou aproximadamente 500 atendimentos às propriedades rurais, fazendo melhoria em acesso de propriedades, prestando serviços diversos como silagem, transporte de adubo orgânico liquido, transporte de água, abrindo valas para silagem, terraplenagens para construção de estábulos e destoca para melhorias e aumento da produção agrícola do município. Houve problemas relacionado ao clima e adiantamento de silagens devido a insetos vetores de doenças como a cigarrinha-do-milho que causa danos diretos na cultura do milho. Até o momento já foi realizado o patrolamento e limpeza das estradas gerais e no mês de março foi iniciado o cascalhamento com previsão atender todas as estradas do interior no prazo de 90 dias. Atualmente em razão da estiagem há um auxílio aos agricultores com o transporte da água, atendo aproximadamente 25 propriedades, e buscando soluções alternativas para resolver o problema de falta de água nestes locais.


Serviços Urbanos

Uma série de trabalhos está sendo executado, com pinturas, instalação de laminados, cortes de grama, acessibilidade, reformas, pavimentações, instalações elétricas, iluminação, limpezas de locais públicos e demais trabalhos. Foram realizados reparos urgentes como o sistema de escoamento de água do centro de educação infantil Mateus Petter, colocação de piso laminado em sala de aula, foram realizados todos os reparos na creche, escola e Cras, locais que abrigam crianças no período escolar. Ainda foi realizado o conserto da tubulação que ocasionou o deslizamento de terra e enxurrada. Recentemente foi realizada a cobertura da nova garagem e reparos na instalação elétrica e hidráulica. Fato que merece destaque é a implantação do sistema de Gestão de Estoque do setor de obras, onde terá um melhor controle de materiais e transparência na aplicação do dinheiro público.


Imagens


Rua Paraná, 16 - Balneário - Piratuba - Santa Catarina

Copyright © 2016. Todos os direitos reservados | Empresa Jornal Comunidade Ltda ME