Logo.jpg
SAÚDE

Machadinho - Deputada apresenta ao prefeito Alcir Grison o projeto Farmácia Solidária

AsCom Machadinho/ Redação
Foto: AsCom Machadinho

A deputada Estadual Fran Somensi (Republicanos) esteve em Machadinho no dia 12 de novembro, para apresentar ao prefeito Alcir Grison o projeto Farmácia Solidária, de sua autoria.

Fran conta que o projeto iniciou em 2015 e propôs que Machadinho adote ele em 2022. "Sou farmacêutica de profissão e sempre me chamou a atenção o fato de encontrar pessoas sem condições comprar medicamentos, e ao mesmo tempo, consultórios médicos ter inúmeros medicamentos de amostra grátis não utilizados, que depois de vencidos, eram descartados. Então apresentei um projeto para criação de pontos de coleta desses medicamentos, com data de validade válida, e em seguida, a distribuição para pessoas necessitadas. A sobra de medicamentos de pessoas que compraram para algum tratamento e não utilizaram tudo, também podem fazer a doação".

O prefeito Grison acenou positivamente para a proposta. "Todos nós passamos por tratamentos de saúde e nem sempre consumimos toda a medicação adquirida. Criar pontos de coleta e distribuição, é uma tarefa que pode ser feita em parceria com o município, inclusive poderemos aproveitar medicamentos que não fazem parte da farmácia básica", pontuou.

Saiba mais

O Projeto Farmácia Solidária foi criado pela Lei Estadual 15.339/2019 e está disponível para a adesão dos municípios gaúchos. Atualmente, um aplicativo está sendo desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, como mecanismo para facilitar o acesso ao projeto e identificar pontos de coleta.




Rua Paraná, 16 - Balneário - Piratuba - Santa Catarina

Copyright © 2016. Todos os direitos reservados | Empresa Jornal Comunidade Ltda ME